sexta-feira, 28 de abril de 2017

Produtores rurais de todo Brasil preparam grande mobilização em brasília contra imposto sobre o agro (Funrural)


Produtores de todo o Brasil estão se mobilizando para mudar a decisão, adotada recentemente pelo STF, que julgou constitucional a cobrança do Funrural. Um dos representantes desse movimento, o agricultor Valdir Fries, de Itambé (PR), esteve recentemente reunido com lideranças da Seab (Secretaria da Agricultura e Abastecimento) para pedir o apoio do secretário Norberto Ortigara.


Segundo Fries, o ápice dessa mobilização deverá acontecer na primeira semana de maio em Brasília, quando produtores rurais de todo o país estarão no Congresso para apresentar o pleito aos parlamentares. Eles pretendem levar entre 30 a 50 mil produtores rurais de todos os estados. Por enquanto, os estados com maior mobilização são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato groso, Pará, Bahia e Distrito Federal. 

O pleito principal que será apresentado é que os produtores estão a favor de contribuir com a previd~encia social, mas que o percentual de recolhimento seja sobre a folha de pagamento e não sobre a produção, confirme decisão recente do STF.

Segundo Ortigara, ele está disposto a apoiar o movimento porque entende que a cobrança do Funrural não pode onerar mais a produção do que o professor já paga. Ele entende que o produtor deve optar por se faz sua contribuição sobre a folha de pagamento ou sobre o valor da produção.

A mobilização do agro em Brasília inicia com um acampamento, no qual estarão produtores rurais de todo o Brasil. E dia 3 de maio ocorrerá a audiência pública com a presença de deputados e senadores na qual o setor defenderá o fim da cobrança do Funrural. 

Fonte: Diário do Sudoeste 

Leia também: 

Produtores rurais organizam acampamento em Brasília em protesto contra o Funrural

Nenhum comentário:

Postar um comentário